O Bosque Vera Paz está localizado na área urbana de Santarém, próximo ao Porto da Companhia das Docas do Pará, no bairro do Laguinho. Inaugurado no ano de 2012, o Bosque se configura como um importante espaço para a prática de passeios, esporte e lazer. 
Foto: Ronaldo Ferreira
Do Bosque ainda é possível contemplar belíssimas paisagens, como o pôr-do-sol espetacular nas águas do Rio Tapajós; fauna e flora presentes no entorno. Além da quadra de futsal, o bosque dispõe de uma academia pública, quiosques onde se pode saborear um pouco da gastronomia santarena e um Centro de Informações Turísticas - CIT.  

Importância Histórica do Bosque Vera Paz 

O Bosque Vera Paz está localizado em uma área onde foram identificados dois sítios arqueológicos, estes registrados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, sendo o da Aldeia e o do Porto. Os vestígios arqueológicos voltam a aparecer no sítio do Porto, que se estende pelas áreas portuárias das empresas Cargill e Companhia Docas do Pará (CDP), às margens do rio Tapajós.  
O sítio Aldeia - foi uma área densamente povoada de acordo cronistas dos séculos XVI, XVII e XVIII - Apresenta ocupações com datação de até três mil anos antes do presente. Denominadas de nível cerâmico formativo, as ocupações mais antigas eram mais dispersas, esparsas, de pouca duração, formadas por populações com agricultura e cerâmica incipientes. ― Em termos gerais, podemos afirmar que os dois sítios (Aldeia e Porto) tiveram ocupações formativas, que são mais antigas‖. A ocupação tapajônica é mais recente, datada entre os séculos XI e XVII depois de Cristo. Caracterizada por cerâmicas elaboradas, como vasos cerimoniais, ela está associada à existência de sociedades complexas, com grande número de pessoas, que começam a emergir na Amazônia. Aqui segundo arqueólogos e pesquisadores, mesmo com a movimentação portuária os sítios ainda mantém grandes achados arqueológicos.  
Além disso, a Praia Vera Paz, até então propicia como área de lazer em frente à cidade de Santarém, era um ponto de encontro de vários santarenos, seja por sua localização central e aspecto bucólico inspirando artistas e poetas da época. Hoje, ―Vera Paz‖, cumpre com seu papel social, sediando o Centro de informações turísticas- CIT. 

Endereço: Av. Tapajós, s/n – Laguinho. 
Funcionamento: 08:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira (Centro de Informações Turísticas). Diariamente (demais espaços). 

Foto:Ronaldo Ferreira