Localiza-se na Praça Barão de Santarém, no centro da cidade. A construção deste prédio seguiu as plantas arquitetônicas do Major Engº Pereira Sales. Teve seu início em 1853, sendo concluído em 1867 e inaugurado em 1868. 
O estilo do prédio é colonial brasileiro, embora tenha sofrido pequenas alterações em 1926, com o intendente Coronel Joaquim Braga. 
O prédio, que abriga o Centro, foi totalmente reformado e restaurado, mas foram mantidos seus traços e características originais. Este importante equipamento de nossa cultura está preservado, para garantir à geração atual e as gerações futuras de santarenos o conhecimento sobre nossa rica história. 
Uma grande parte da história de nosso Município concentra-se no Centro Cultural João Fona. Ele é o segundo prédio mais antigo de Santarém, o primeiro é a catedral de Nossa Senhora da Conceição. A obra foi concluída em 1867 e a inauguração ocorreu em 1868. Ele já sediou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município. O prédio passou a ser denominado de Centro Cultural em 27/08/1991, através de Lei Municipal sancionada pelo então prefeito Ronan Liberal. Nele estão expostas milhares de peças arqueológicas: peixes fossilizados, beijus de mandioca, restos de sambaqui, peças inteiras e fragmentos de cerâmicas de várias culturas e diversas fases, produzidas artisticamente pelas tribos indígenas que habitaram Santarém. 
Além do material arqueológico, estão expostas, também, inúmeras peças de artesanato indígena, imagens sacras esculpidas em madeira, jornais, livros e móveis utilizados na antiga Câmara e no Fórum de Justiça, uma coleção de moedas antigas, a galeria dos ex-intendentes e ex-prefeitos e muitas outras peças que enriquecem o ambiente e satisfazem seus turistas. 
Por falar em turista, o Centro Cultural João Fona é o cartão de visita para quem quer conhecer Santarém. Ele está incluído, anualmente, nas rotas turísticas de visitas nacionais e internacionais. 

Horário de Funcionamento: 08:00h às 17:00h (Seg. a Sexta)