Foto: Júnior Aguiar
Alter do Chão, o grande berço de cultura e turismo no coração da Amazônia. Versada, proseada, encantada, musicalizada, o Caribe Brasileiro, como é considerada pela grande mídia internacional, ao logo dos seus mais de trezentos anos de catequização pelos jesuítas portugueses da Ordem Franciscana, é reconhecida pelas suas belezas naturais, por suas tradições religiosas e culturais, pela simplicidade de seu povo e pela grande característica acolhedora que fascinam a todos que tem a oportunidade de ter o contato com o povo Borari, nativos que mantêm viva a tradição de seus antepassados.

Foto: Júnior Aguiar
Sempre imponente, Alter do Chão possui muitos elementos culturais e naturais que a transforma no atrativo turístico mais importante da região oeste do Pará que tem seu acesso pela rodovia estadual, toda pavimentada, Everaldo Martins, a PA-457 e também por via fluvial. Banhada pelo Rio Tapajós e pelo Lago Verde, a vila tem outros atrativos naturais como praia da Ponta do Cururu, a Serra Piraoca, a praia da Gurita, conhecida carinhosamente por praia do Cajueiro, além de outros lagos e igarapés. A Vila dos Borari tem uma grande infraestrutura turística de hotéis, pousadas, hostels , restaurantes, caixas eletrônicos, lanchonetes, barracas que oferecem o melhor da gastronomia, artesanato, lojas, bares, associações que trabalham para oferecer os melhores passeios tanto terrestre, como fluvial.

Foto: Blog Viagens da Rô
A religiosidade é muito presente nas manifestações de fé do povo de Alter do Chão, que tem a sua devoção em Nossa Senhora da Saúde, a padroeira da vila. Um dos maiores símbolos de fé dos antepassados é a Festa do Çairé, que representa o processo de catequização do povo Borari pelas missões jesuíticas, que faz referência à Festa da Santíssima Trindade, que tem no Arco do Çairé simbolizando o Deus Uno e Trino (Arco Maior a figura da Santíssima Trindade em um só Deus e os três arcos internos a representação do Deus Pai, Filho e o Espirito Santo), que se transformou na maior manifestação cultural e religiosa da vila, A Festa do Çairé, e que ganhou notoriedade com a incorporação do Festival dos Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa em 1997, evento que tornou a mola propulsora da visibilidade turística de Alter. Outras manifestações da cultura popular do povo Borari são o carnaval da Vila, denominado de Carnalter, e o Festival Borari, festa autenticamente indígena.