Foto: Felipe Borges
O início da homenagem à padroeira se assemelha com a própria história de fundação da cidade de Santarém. O fundador da cidade, o Jesuíta João Felipe Bettendorf, consagrou a então aldeia dos Tapajós à Virgem Imaculada. Há registros de que o primeiro Círio foi realizado em 29 de novembro de 1919. Com o passar dos anos a romaria foi atraindo um maior número de pessoas que não medem sacrifícios para saudar a Virgem da Conceição pelas ruas de Santarém.

A festividade de Nossa Senhora da Conceição começa no sábado, véspera do Círio, quando acontece a transladação da imagem da Virgem da Igreja Matriz para a Igreja de São Sebastião de onde a romaria sai na manhã de domingo.

Há mais de 70 anos, no último domingo do mês de novembro, as ruas da cidade enchem-se de gente e de fé. O círio, num percurso com mais de 10 km, percorre as principais ruas e avenidas da cidade, como São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. São mais de 3 horas de romaria que reúne católicos de todos os lugarejos e dos demais Municípios do Baixo Amazonas.

Foto: Felipe Borges
No dia 08 de dezembro, o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, acontece o encerramento das comemorações em homenagem à padroeira da cidade com festa, arraial, culminando em uma tradicional queima de fogos.

Acontece ainda, no mês de Dezembro, a Caminhada de Fé com Maria. Uma romaria de milhares de fiéis saindo na madrugada de sábado domunicípio de Mojuí dos Campos até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde é celebrada uma missa de recepção aos romeiros.
No ano de 2015 o evento irá começar no dia 22 de novembro (domingo) e o termino acontecerá no dia 08 de dezembro (terça-feira).