Foto: Ronaldo Ferreira |
De acordo com o relato dos personagens do Çairé, a Festa ao longo dos anos vem se reinventado, mas a coordenação do Rito Religioso sempre busca manter a essência. A Festa foi introduzida na Amazônia no século XVII, era realizada em várias comunidades indígenas da região, quando os Padres Jesuítas utilizavam de vários elementos para a catequese dos índios, dentre esses elementos está o "Arco do Çairé", que era, e ainda é, uma simbologia do mistério da Santíssima Trindade, que é a motivação para a realização do evento.
Foto: Ronaldo Ferreira |
O "Arco do Çairé" é composto de um grande semicírculo, que representa "Deus Uno", com outros três semicírculos internos que representam a Santíssima Trindade, "Pai", "Filho" e "Espírito Santo", o Deus Trino. O símbolo representa ainda a Arca de Noé, que ao ser colocada de "cabeça para baixo", dá formato a uma barca, outra evidência da catequese indígena. O Arco é feito com madeira e cipó, ornado com fitas coloridas, simbolizando o arco-íris que representa a aliança que Deus fez com a humanidade.
No Rito Religioso, uma mulher conduz o Arco em todos os momentos da Festa do Çairé, seja na busca dos mastros, na sua levantação, nas procissões, celebrações no barracão ou nos momentos de canto e dança. Essa mulher de 56 anos é dona Dalva de Jesus Vieira, agricultora, casada, com uma família de 8 filhos, é "Saraipora" há três anos. "Fui escolhida quando a dona Maria Justa (In memoriam) ficou muito doente, impossibilitada em participar da Festa, me convidaram para assumir a função. Para isso a "Procuradeira" conversou com o Cleuton Von, coordenador do Çairé, e me indicou para o cargo", explicou.
Saraipora: Dalva de Jesus |
De acordo com a Saraipora, mesmo a Festa sendo uma tradição de família, que vem desde os tempos de seu bisavô, é a "Procuradeira" que tem autoridade para escolher os substitutos de algum personagem que esteja impossibilitado de exercer a função. No passado, a função de Saraipora não era fixa, o coordenador de cada ano escolhia a pessoa para fazer a representação da personagem. A indumentária da Sairapora é composta de uma saia e blusa branca, com fitas coloridas e tiara com fitas e flores. A Saraipora destacou que nunca teve pretensão em exercer o cargo, mas que está muito alegre e satisfeita em vivenciar a personagem.
Outra personagem que compõe a Festa do Çairé são as "Moças da Fita", representadas por duas adolescentes: Flávia Manuela Ferreira Rode e Ana Caroline de Jesus Corrêa. Elas acompanham a Saraipora, uma de cada lado, segurando as fitas coloridas que saem do alto do Arco. As fitas simbolizam a ligação de Deus com a terra. Segundo a tradição, a Moça da Fita tem que ser uma menina, virgem, pois no Rito, ela simboliza a pureza.
Moça da Fita: Flávia Manuela |
Flávia Manuela Ferreira Rode que é estudante e Coroinha na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, têm três anos como uma das Moça da Fita falou de sua satisfação em desempenhar essa função. "Foi uma coisa inesperada. Eu acompanhava a minha avó que é uma das "rezadeiras" nos ensaios, e nesse processo fui acompanhando o Rito e até que chegou um momento que eles me convidaram e Eu aceitei, e é uma grande alegria assumir essa função", destacou.
Moça da Fita: Ana Carolina de Jesus |
Ana Carolina de Jesus Corrêa, estudante, se considera uma menina simples e também se sente agradecida por representar essa personagem tão importante da Festa. "Já sou uma das "Moças da Fita há três anos, e é uma satisfação muito grande. Fiquei muito feliz, quando meus avós, que também participam do Rito, chegaram em casa e perguntaram se eu queria assumir a função, disse logo que sim", relatou.
A indumentária é composta de vestidos brancos e longos, bordados em fitas coloridas, que demonstram a alegria, a pureza e a santidade. Outros personagens assumem funções específicas na Festa do Çairé: Capitão, Juiz e Juíza, Procurador e "Procuradeira", Alferes, Troneira, Rufadores, Mordomos e Mordomas, dentre outros, que serão temas das próximas edições.
Com informações: Tadeu Pinho - Agência Santarém
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