Grupo Folclórico Bailado de Carimbó
Com vista privilegiada para uma das mais belas paisagens de Santarém, a Orla da cidade foi palco do Projeto Pôr do Sol, nessa sexta-feira (31).
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e apoio das Secretarias de Mobilidade e Trânsito, (SMT), Cultura (Semc) e Meio Ambiente (Semma). O objetivo é incentivar a contemplação do pôr do sol em cartões postais da cidade e valorizar a música, a dança e os artistas locais.
Filarmônica Municipal Professor José Agostinho
A música ficou por conta da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que fez uma apresentação especial com ritmos regionais. Para completar o show, o grupo Bailado de Carimbó animou o público com dança, cor e alegria.
O público gostou do que viu e ouviu. Cristiane é natural de Marabá, mas mora fora do Brasil há muitos anos e se surpreendeu com a proposta do projeto.

“Eu moro em Portugal, mas estou aproveitando as férias para conhecer o Pará. Já fui em Belém e agora estou aqui em Santarém porque queria conhecer Alter do Chão e o Encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós. Realmente é muito lindo e fica ainda mais especial assim. Quando a gente pode curtir a cultura local também. Essa iniciativa é muito interessante. Fiquei feliz em saber que a cultura do nosso povo está sendo preservada”, disse a turista Cristiane Souza.
Para o secretário municipal de turismo, o Projeto Pôr do Sol proporciona momentos de lazer para o público e incentiva a contemplação dos atrativos da cidade.
“O nosso ritmo musical, o carimbó, é um atrativo de Santarém. O projeto leva cultura para os locais mais frequentados pelos visitantes com o objetivo de apresentar esse potencial a eles. Para que o turista veja que Santarém não tem apenas belezas naturais. Nossa cultura também é muito rica e bela”, disse Diego Pinho.

A advogada Almaria Mendonça aprovou a iniciativa. “Eu acho bem importante buscar essa valorização da nossa cultura. Principalmente nesse momento que o turismo está tão em alta. Esse projeto é importante tanto para o povo quanto para o visitante. Porque mostra para o turista o melhor que a gente tem a oferecer, que é a nossa cultura”.

Com informações: Agência Santarém