Lockdown: A suspensão total das atividades não essenciais em Santarém, oeste do Pará, foi decretada pelo governador e iniciou nesta terça-feira, 19 de maio, e segue até o próximo dia 24. A medida compõe o decreto estadual 729/2020, que foi republicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) na noite de sábado (16).
O município de Santarém tem 426 casos de covid-19, 28 óbitos e 112 pacientes recuperados. O número ultrapassa o teto de 80 casos por cem mil habitantes que é o parâmetro do Governo do estado para o decreto de lockdown. Além do aumento dos números de casos de covid-19 e de óbitos, a decisão do Comitê foi motivada pelo aumento da procura por tratamento e leitos hospitalares.
Soma-se a isso, o baixo índice de isolamento social que não consegue ultrapassar os 50% em Santarém. O índice aconselhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o lockdown e conter o avanço da covid-19 deveria ser de 70%.
O lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social. É uma medida que significa bloqueio total. No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo coronavírus, visto que, as medidas de isolamento social e de quarentena não foram suficientes e os casos aumentam diariamente, sobrecarregando o sistema público de saúde.
Durante o período, será restringida a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir a farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas.
Com informações: Weldon Luciano e Agência Santarém
Foto: AD Produções
0 Comentários