As ilhas fluviais são peculiares na região amazônica, apresentando, algumas delas, características próprias, por estarem em constante formação, devido aos períodos sucessivos de cheias e vazantes, surgindo praias, lagos e igarapés. 

Dentre as principais ilhas destacam-se as de São Miguel, das Marrecas, do Patacho, do Tapará e do Ituqui, localizadas na bacia hidrográfica do Amazonas, além das lhas dos Patos e da Ponta Grande, localizadas na bacia hidrográfica do Tapajós. Essas ilhas têm como característica principal à extrema beleza cênica, com ecossistemas bem preservados. 

Ilha de São Miguel 

Situada a nordeste da sede do município, distante cerca de 42 km (4 horas de barcomotor), através do rio Amazonas. A ilha de São Miguel é uma das áreas mais importantes para a desova de quelônios na região da Amazônia Central. As espécies que usam as praias da ilha para a desova são: a tartaruga da Amazônia (Popocnemis expansa), o tracajá (Popocnemis unifilis) e o pitiú (Popocnemis sexiuperculata).Além do tabuleiro de quelônios, outra atração da ilha é a observação de pássaros.