Conhecida também como ―Serra Piroca,‖, a serra está localizada na Vila de Alter do Chão, há 37 km da cidade de Santarém. Seu solo é formado por conjuntos de rochas e minerias constituído ― por um espesso pacote de arenitos intercalados com camadas de pelitose, em menor escala de conglomerados, sendo uma formação sedimentar de idade cretácea superior terciária. Quanto a vegetação existente no local, esta é formada por savanas, floresta tropical e capoeiras. 

No topo da Serra foi fixada uma cruz, simbolizando o período das missões religiosoas dos Jesuítas na região, que teve o lugar como um ponto estratégico das missões. Quem chega ao topo da serra consegue ter uma vista privilegida da Vila de Alter do Chão e do Rio Tapajós, além do que, para quem a visita no final da tarde terá o privilégio de comtemplar o belíssimo Pôr do Sol nas águas do Tapajós, que sem dúvida se constitui com uma das paisagens mais belas de Alter do Chão. 

Localizaçao: Vila de Alter do Chão (37 km da cidade de Santarém) 

Acesso: Da Vila de Alter do Chão se faz uma travessia de ―catraia‖ (embarcação típica do lugar, típica canoa) para a ilha do Amor, com duração aproximada de 3 minutos. 

Depois segue por uma trilha com duração aproximada de 1 hora de caimhada. Outras informações: Contatar com agências de turismo local. 


Fonte: UFOPA, 2013.