Açaí (Euterpe oleracea Mart. - Palmae)
Palmeira que chega a 20 metros de altura e cresce formando touceiras. Como floresce e frutifica durante o ano todo, pode-se encontrar numa mesma planta vários estágios de desenvolvimento, de flores a frutos maduros. Fruto arredondado, de até 1,5 cm de diâmetro, de casca fina, arroxeada, quase negra, polpa pouco espessa, da mesma cor da casca. A colheita é um trabalho arriscado, pois os coletores sobem no alto da palmeira e passam de uma planta para outra, a fim de apanharem os cachos. A planta toda pode ser aproveitada: dos brotos (na indústria do palmito) as folhas (servem como cobertura de casas) e caules (confecção de ripas). 
O suco do açaí é fabricado a partir dos frutos amolecidos e amassados manualmente ou por máquinas apropriadas. Com ele, produzem-se licores, sorvetes e mousses. É tomado puro, com açúcar, farinha de tapioca (amido da mandioca) ou farinha de mandioca. Possui alto valor nutritivo. 

Bacaba (Oenocarpus DistichusMart. - Palmae)
Palmeira de até 12 metros de altura. Folhas crispadas, em forma de leque. Fruto globoso, de até 2 cm de diâmetro, casca violáceo-purpúrea, e polpa (parte comestível) brancoamarelada contendo óleo, também amarelo-claro (útil como substituto do óleo de oliveira). 
Para obtenção da bebida procede-se da mesma forma que no preparo do açaí. Obtém assim um líquido de cor parda, servido gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha d água.

Bacuri (Platonia insignis Mart. - Guttiferae)
Árvore de até 35 metros de altura e flores róseas que se tornam vermelhas e cobrem toda a copa. Fruto ovóide, de até 13 cm de diâmetro e 900 g de peso, casca grossa, de cor amarelo-citrina quando maduro e polpa (parte comestível) branca, passando a amarelada quando exposta ao ar, macia, de cheiro e sabor agradável. Na maioria dos frutos uma das sementes não se desenvolve, ficando no seu lugar somente a polpa, chamada popularmente de filho e considerada a parte mais saborosa. As sementes também são comestíveis. O bacuri apresenta uma resina vermelho-amarelada no fruto recém-colhido, por isso, espera-se alguns dias para aproveitá-lo ao natural.

Buriti (Mauritia flexuosaL. - Palmae)
Palmeira de até 25 metros de altura, tronco reto e cilíndrico. Fruto ovalado com polpa (parte comestível) constituída de uma fina camada de massa oleosa e esponjosa, de cor alaranjada, envolvendo uma grande semente, de consistência muito dura. Ocorre em terrenos baixos alagáveis margens de rios e igarapés, onde formam os característicos "buritizais" ou "miritizais".

Cacau (Theobroma cação L. - Sterculiaceae)
Árvore de até 12 metros de altura, com copa frondosa, folhas simples e inteiras, grandes de até 35 cm de comprimento e 13 cm de largura, cujo tamanho depende da localização no ramo e flores brancas ou avermelhadas. Fruto tipo cápsula, de até 20 cm de comprimento, muito característico pelas saliências longitudinais e arredondadas, nascendo no caule e na parte inferior dos ramos maiores, amarelo-claras, ou vermelho-escuras de polpa mulcilaginosa. 

Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa H.B.K - Lecythidaceae)
Árvore de até 50 metros de altura, tronco ereto, cilíndrico, folhas grandes e flores brancas ou amarelas. Seu fruto (chamado ouriço) chega a pesar até 1,5 Kg e medir 15 cm de diâmetro. De parede espessa e bastante lenhosa, contém de 15 a 24 sementes (comestíveis) pequenas. 
A castanha-do-pará é muito usada para confecção de confeitos, recheios, coberturas de bolos, além de doces diversos. Quando frescas fornecem o leite, usado na preparação de vários pratos típicos da cozinha paraense. Apreciada em todo o mundo, é um dos principais produtos de exportação do Pará. 

Ciriguela (Spondias purpureaL. - Anacardiaceae)
Árvore que raramente atinge 10 metros de altura, de copa baixa, flores brancas e fruto oblongo, de 5 a 6 cm de comprimento e até 3 cm de diâmetro, cor purpúrea ou com listras e manchas amarelas e polpa também amarela, de odor e aroma peculiares. 

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum. - Sterculiaceae) 
Árvore de 6 a 12 metros de altura, mas que pode chegar a 20 metros, com folhas grandes e flores aveludadas, vermelho arroxeado. Fruto oblongo, de extremidades arredondadas, com 12 a 25 cm de comprimento, 12 cm de diâmetro e 1.500 g de peso. Casca dura, lenhosa e quebrável. Polpa de cor esbranquiçada ou amarelada, de sabor ácido e cheiro forte. 
Dele pode-se fazer refresco, também conhecido como "vinho de cupuaçu", sorvetes, geléias, pudins, tortas, cremes, balas, licores, compotas, recheios, mousses e inúmeros outros doces. 

Goiaba (Psidium guajavaL. - Myrtaceae) 
Arbusto ou árvore de 2 a 10 metros de altura, caule tortuoso, de casca fina. Folhas opostas, inteiras. Flores brancas, perfumadas, numerosas. Fruto tipo baga, variável quanto ao tamanho, formato e cor (do branco ao vermelho). 

Graviola (Annona muricata L. - Annonaceae)
Árvore de 4 a 6 metros de altura, folhagem verde brilhante, flores isoladas e grandes, de cor amarelada. Fruto grande e pesado, de até 2.700 gramas, casca verde mesmo quando maduro. Polpa branca, aquosa, aromática e com sabor agridoce. 

Guaraná (Paullinia cupana H.B.K - Sapindaceae) 
Pode ser arbusto de até 4 metros de altura, ou cipó lenhoso. Fruto tipo cápsulasepticida, de até 2,5 cm de diâmetro, alaranjado quando maduro, abre-se parcialmente expondo sementes negras ou levemente esverdeadas, com a metade inferior recoberta por um arilo branco e espesso, deixando-as semelhantes ao olho humano. A parte aproveitada é a semente torrada. Um cacho pode ter 115 frutos e até 150 sementes. 

Ingá (Inga cinnamomea Spruce ex Brenth. - Leguminosae)
Árvore de até 30 metros de altura. Fruto tipo vagem; composto de coloração verdecana quando maduro, com até 30 cm de comprimento, podendo pesar 400 gramas e conter 15 sementes envolvidas por uma polpa branca, insípida ou de sabor adocicado. 

Jaca (Artocarpus integrifólia L. - Moraceae) 
Árvore de até 20 metros de altura e tronco com mais de 1 metro de diâmetro, copa densa, de folhagem verde-escura e brilhante. Frutos oblongos, grandes, chegando a pesar 15 quilos, nascendo no tronco e nos galhos mais grossos. Casca de consistência espessa, mas mole e áspera. Polpa de cor branco-amarelada, constituída de bagas visguentas que envolvem as sementes. 

Jambo (Eugenia malaccensis L. - Myrtaceae) 
Árvore de até 15 metros de altura. Folhagem densa e verde brilhante. Fruto ovalado, de 6 a 7 cm de comprimento, casca vermelho-escura, polpa suculenta, esponjosa, perfumada e com uma semente globosa. 

Jatobá (Hymenaea courbarilL. - Leguminosae) 
Árvore imponente, de até 20 metros de altura, com copa larga e tronco ereto. Fruto tipo legume, alongado e arredondado, de até 15 cm de comprimento e 5 cm de largura, grosso, de cor marrom-avermelhada e brilhante quando maduro. Sementes envoltas em polpa farinácea, de cor branco-amarelada e de sabor doce. 

Jenipapo (Genipa americana L. - Rubiaceae) 
Árvore de até 15 metros de altura, folhas grandes e flores amarelas. Fruto globoso ou ovóide, de aproximadamente 12 cm de comprimento e 400 gramas de peso, polpa doce e ácida, suculenta, de aroma forte, envolvendo numerosas sementes.

Manga (Mangifera indica L. - Anacardiaceae)
Árvore de até 30 metros de altura e copa frondosa. Flores pequenas, de cor esverdeada. Fruto tipo drupa, polpa carnosa, comestível, amarela ou vermelha.

Maracujá (Passiflora edulis Slims. - Passifloraceae) 
Trepadeira com flores grandes e solitárias. Fruto geralmente esférico, de até 9 cm de diâmetro e 60 a 100 gramas de peso, casca dura, amarela quando maduro, podendo ser roxoesverdeada ou avermelhada. Sementes numerosas, planas, envolvidas por um arilo (parte comestível) aquoso, amarelado, de sabor ácido e aroma forte. 

Murici (Birsonima crassifólia L. Kunth - Malpighiaceae) 
Árvore de até 5 metros de altura, flores amarelas ou avermelhadas. Fruto globoso, de 2 cm de diâmetro, casca delgada, amarela, com polpa amarelada, mole, de cheiro e sabor característicos no fruto maduro, com uma semente de consistência lenhosa. 

Pajurá (Couepia bracteosa Benth. - Crysobalanaceae) 
Árvore de tronco fino, geralmente com 12 metros de altura, podendo chegar até 25 metros. Folhas grandes e vistosas pela coloração verde clara e brilhante. Flores brancas e fruto tipo ovalado, de 7 a 12 cm de comprimento, casca parda, de textura áspera, polpa amareloescura, carnosa, espessa, oleosa e adocicada, envolvendo uma semente grande. 

Pitomba (Talisia esculenta Radlk. - Sapindaceae)  
Árvore de 10 a 15 metros de altura, com folhas compostas e flores brancas, pequenas. Fruto arredondado, com cerca de 3 cm de diâmetro, casca amarelo-esverdeada, semente oblonga, recoberta por arilo (parte comestível) carnoso, branco e de sabor agridoce. 

Pupunha (Bactris gasipaes H.B.K. - Palmae)
Palmeira de 20 metros de altura. Fruto tipo drupa, amarelo ou vermelho quando maduro, de casca fina, aderente ou não à polpa que é amarelada ou alaranjada. Cada cacho pode produzir mais de 200 frutos. 

Sapoti (Achras sapota L. - Sapotaceae)
Árvore de até 15 metros de altura, copa frondosa, de coloração verde brilhante, flores brancas ou rosadas. Fruto tipo baga, de tamanho, formato e coloração variáveis, com polpa amarelo-esbranquiçada, transparente, sem fibras e de sabor bem doce. 

Sapucaia (Lecythis pisonis Camb. - Lecythidaceae) 
Árvore de até 40 metros de altura e 1 metro de diâmetro no tronco. Fruto esférico, de até 25 cm de diâmetro, lenhoso, com paredes grossas de até 2 cm de espessura e 7 a 9 quilos de peso. Sementes grandes, de testa dura e lisa, com amêndoas oleaginosas. 

Tamarindo (Tamarindus indica L. - Leguminosae) 
Árvore de grande porte, de até 30 metros de altura, folhagem escura e flores amarelas manchadas de vermelho. Fruto tipo vagem, achatado, marrom quando maduro, com extremidades retas, contraídas ao nível das sementes. Polpa espessa, de cor amarelo-escura a vermelho-escura, de sabor adocicado e ácido, envolvendo as sementes. 

Taperebá (Spondias lútea L. - Anacardiaceae)
Árvore que ultrapassa os 20 metros de altura. Flores esbranquiçadas, fruto ovóide, de até 6 cm de comprimento, de casca fina e lisa, amarela quando madura, polpa comestível alaranjada, mole e com sabor agridoce. 

Tucumã (Astrocaryum aculeatum G.F.W. Meyer - Palmae) 
Palmeira de até 15 metros de altura. Fruto ovalado, de 6 cm de comprimento, casca verde-amarelada ou verde-alaranjada, polpa amarela e oleaginosa com sabor de damasco. 

Umari (Poraqueiba paraensis Ducke - Icacinaceae) 
Árvore de até 25 metros de altura, mas pequena quando em cultivo, de folhas grandes e flores amarelas. Fruto ovalado, de casca fina, amarelo-alaranjada, brilhante, de cheiro forte e polpa amarela, adocicada e oleosa. 

Fonte: SILVA, Silvestre. Frutas Brasil Frutas. Editora: Empresa das Artes Projetos & Edições Artísticas Ltda. Rio de Janeiro, 1991.