Piracui 
Foto: Internet
Farinha de peixe (tambaqui, acari, tucurané) largamente utilizada na cozinha santarena sob a forma de bolinhos, tortas, omeletes, vatapá e simplesmente em farofas, mexido com ovos e outros pratos nutritivos e saborosos. 




Pato no Tucupi 
Foto:Tudo Receita
Prato peculiar da Amazônia brasileira, apresentado em forma de caldeirada, onde o caldo é feito com o sumo (caldo) da mandioca, que se trata do tucupi. O tucupi, depois de retirado, passa pelo processo de fermentação e posteriormente é fervido várias vezes para eliminação das substâncias tóxicas. Em seguida tempera-o deixando ao ponto para receber o pato, cortado em pedaços e assado no forno. O principal tempero, além dos convencionais, é o jambu, erva nativa da família do agrião, que torna o prato picante e com sabor exótico. 


Maniçoba
Foto: Divulgação
Sua preparação demora cerca de uma semana, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias, após o que se acrescenta o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço e lingüiça, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. Pode ser acompanhada de arroz branco, farinha d água e pimenta de cheiro a gosto. 


Vatapá
Foto: Rafa pelo Mundo
Pode ser preparado com frango, ou camarões descascados, refogados com cebola, tomate, cebolinha e azeite de dendê. Cozinha-se no leite de coco, engrossando com farinha de arroz ou de trigo, ou amido de milho ou ainda miolo de pão. Pode ser guarnecido com folhas de jambu cozidas e camarões secos.




Tacacá 
Foto: Tudo Receita
Comida típica, servida em forma de bebida, em cuias próprias - feitas de frutos da região (cuieira). Vendidas em barracas, chamadas de "tacacazeiras", onde se encontram outras comidas, como o vatapá, o caruru, o bolo de macaxeira e a tapioquinha. É um prato indígena constituído de mingau (goma), feito com amido de mandioca temperado com sal. A este mingau, já nas cuias, acrescenta-se pequenas porções de tucupi, previamente fermentado e fervido, temperado com alho e chicória, jambu pré-cozido e camarões secos no tucupi. Dependendo do gosto, usa-se molho e pimenta de cheiro. Seu sabor é peculiar e exótico, e é muito apreciado pela população nativa.